Bitcoin: Bolha ou investimento do futuro?

COMPARTILHAR

Por Daniel Germanovix

O Bitcoin, a moeda digital que muitas pessoas tem buscado investir como uma forma de procurar segurança/proteção/anonimato ou mesmo estar antecipando uma mudança nos cursos da economia mundial, desde o começo desse ano já apresenta uma valorização impressionante de mais de 1.200% , mostrando o apetite dos investidores que tem buscado as fortes oscilações na ponta compradora da moeda.

Sobre esse caso, é muito difícil não se lembrar da “Mania das Tulipas”, o evento em que ficou marcado na historia da economia da Holanda, em que UM bulbo da flor Tulipa chegou a valer R$ 200.000,00, em valores atuais, por conta das especulações que produtores rurais, empresários e pessoas que investiam na flor, achavam que poderiam conseguir retornos altíssimos com a venda da Tulipa.

Esse evento terminou, com a explosão da bolha financeira, que a seguia, e fez com que muitas pessoas perdessem tudo, pois as mesmas tinham investido e colocado todas as reservas naquele bem.

Lembrar desse fato é muito útil nos dias de hoje, principalmente quando pessoas pensam em investir no Bitcoin. Em uma rápida análise do BTC, nos parâmetros de um analista fundamentalista do mercado financeiro, é possível perceber que ele não possui um valor intrínseco, para custar o que ele custa hoje, pois o mesmo não paga juros/dividendos,  não tem valor agregado e é apenas uma moeda. Parafraseando o guru dos investimentos, Warren Buffett , o Bitcoin é uma miragem , é apenas um método de transmissão de dinheiro. Um cheque é uma forma de transmitir dinheiro, então por isso o cheque deve valer o que o BTC vale?

Além disso, é necessário ressaltar que por o Bitcoin, ser uma moeda sem regulamentação pode ser que a qualquer momento um burocrata possa acabar com essa moeda com UMA canetada ou ainda mais quando a manada/grandes players começaram a fechar posição.

Pra quem pretende investir nessa moeda digital em médio ou longo prazo, é preciso estar ciente que no mercado financeiro existe um dilema: NÃO EXISTE ATIVO QUE SÓ SOBE. Então não tenham essa ilusão que o BTC só vai subir, pois alguma hora o mercado tem que corrigir.

A única coisa que sempre é bom no mercado é a famosa prudência e principalmente análise de preços, pois A ARTE DO INVESTIMENTO COMEÇA QUANDO VOCÊ COMPRA UMA NOTA DE 2 REAIS POR 1 REAL. Com isso, analisem bem antes de comprar, sempre estude os fundamentos de preços do ativo e vejam se ele se sustenta pro médio prazo.

Com essas informações, avaliem esse ativo com um caráter de investimento e bons negócios!

Advertisements
Anúncios

Deixe uma resposta